Startups renovam todo o setor de saúde

Ao conhecer melhor seus clientes, farmácias melhoram experiência de compra a partir de novas propostas e modelos

Ter uma ideia inovadora, pouco tempo de vida e potencial de crescimento em escala são algumas das características das tão famosas startups. O novo termo usa a inovação tecnológica ou de modelo de negócios como diferencial competitivo em relação a empresas tradicionais.

 

Em todo esse universo, onde organizações nascem quase todos os dias, as startups de saúde ganham destaque no mercado brasileiro e mundial. São empresas que ajudam na saúde e no bem-estar e estão se destacando exatamente por suprir deficiências ligadas à saúde da população.

 

Há empresas, por exemplo, que oferecem um conceito de marketplace de serviços, oferecendo redes com profissionais de saúde, clínicas e laboratórios que oferecem consultas e exames com preços mais acessíveis à população.

 

Ao pensar somente no setor farma, há uma infinidade de oportunidades de novos negócios. Diferentes tecnologias são lançadas para ajudar o consumidor a achar os melhores preços, descartar corretamente medicamentos, encontrar a farmácia mais perto e até facilitar o delivery.

 

Além disso, as tecnologias podem influenciar a forma de consumo no varejo farmacêutico. A principal transformação em curto prazo talvez seja a na automação do processo de compra. Ou seja, ao invés de o cliente ir até o estabelecimento para comprar seus medicamentos, será possível, por meio da coleta de dados, enviar os itens necessários antes de ele ter a necessidade de comprar mais.

 

Sabendo quantas pessoas precisarão dos produtos, é possível racionalizar o estoque e, consequentemente, reduzir o tamanho físico das farmácias, otimizar a produção e, possivelmente, diminuir os preços dos medicamentos.

 

Esse será um dos assuntos abordados no Summit de Inovação e Saúde, realizado no dia 21 de agosto, em São Paulo capital. Para saber mais, acesse: www.summitsaude.com.br

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